segunda-feira, 5 de maio de 2008

Faculdade Boa x Escola Ruim

Um amigo meu escreveu sobre a reportagem do Fantástico que falou das faculdades que só querem dinheiro e não se preocupam com a eduação dos alunos. Eu tive a oportunidade de cursar uma Federal, a UFSC, mas tenho certeza que só consegui passar porque estudei
em colégio particular antes disso.

As pessoas que não têm como pagar um colégio particular têm poucas chances de entrar numa Universidade de qualidade e por isso precisam gastar depois com umas dessas faculdades "Walita" como foram citadas.

Não parece uma incoerência essa realidade:

Colégio Particular = Ensino de Qualidade x Universidade Particular = Ensino Ruim

Colégio Público = Ensino Ruim x Universidade Pública = Ensino de Qualidade

O que está errado? Os dois lados dão ênfase apenas para uma das coisas?

Outro ponto de vista: na minha opinião os pais preferem colocar os filhos em escola pública para depois, se eles quiserem, darem um jeito de pagar caro para fazer uma faculdade (teoria do: "eles que se virem depois"). Eu penso o contrário: vou me esforçar para pagar um colégio bom para os meus filhos para que eles tenham condições de fazer uma boa faculdade (gratuita, ou seja, investe antes no colégio) como eu fiz. Aí eles podem até retribuir isso depois de formados como eu estou fazendo com os meus pais.

Quem sabe um dia as escolas públicas melhorem o ensino a tal ponto que possamos concluir todas as fases do estudo gratuitamente ou que as universidades particulares melhorem a ponto de valer a pena o que é pago.

Nenhum comentário: