segunda-feira, 11 de maio de 2009

Calorias ou Kilocalorias????

Qual a média de nossa dieta diária em calorias?? 2.000 ou 2.000.000???? Pois é... faz muito tempo que vejo nas embalagens de todos os produtos (digo TODOS mesmo) que nossa dieta diária é de 2.000 Kcal. O "K" significa "kilo", ou seja, 1.000 vezes mais... então nossa dieta é de 2.000.0000 calorias??? Está errado.

EX: Km é kilometro, ou seja, 1.000 vezes o metro...

Antes (uns anos atrás) eles colocavam certo... 2.000 cal... mas em cima na tabela estava sempre em Kcal... então o produto que tinha 100 Kcal tinha na verdade 100.000 calorias que é era bem mais que o total que tínhamos que ingerir num dia.

Em vez de arrumar na tabela, eles acrescentaram o K embaixo, no total. Quem fez isso não deve ter conhecimentos em nutrição e deve fazer para todas as embalagens existentes. É impossivel que ninguém mais veja isso e se manifeste. Não que isso faça muita diferença para nossa vida, mas é propaganda enganosa eu acho.

2 comentários:

Elem disse...

Cara, eu sempre pensei nisso... Acredite,isso acontece desde sempre... lembro que qdo eu estava na escola e aprendi esse lance de calorias e quilocalorias eu comecei a reparar q essa parada vinha errado nas embalagens.
Bom, prefiro acreditar que tenha alguma explicação que foge ao meu conhecimento... só pode ser!!!
Que bom saber que não a única a pensar nessas coisas.. hehehehehehe

Beijão!
www.praquemesmo.blogspot.com

Ziggy disse...

Ah, cês tão de brincadeira né?
São 2.000kcal!

O problema é que médicos, nutrólogos e afins não sabem nada de termodinâmica e acabaram atropelando o termo cientificamente correto (quilocaloria) chamando-o simplesmente de "caloria".

Tome por base que 1 caloria é a energia necessária para aquecer 1mL de água em 1ºC. Se o ser humano só consumisse 2.000 cal, seria possível fazer dieta apenas consumindo alimentos gelados.